Governador Ratinho Jr. anuncia a duplicação da PR-180 de Marmeleiro a Francisco Beltrão

Postado em: 16/08/2023

Na tarde da última terça-feira, dia 15 de agosto de 2023, o Prefeito Paulo Jair Pilati, o Vice-Prefeito Giovani Tolloti e o Diretor do Departamento de Finanças e Presidente da ACIMAR (Associação Comercial e Industrial de Marmeleiro) Vandré João Signori, participaram da inauguração do Contorno Noroste José Richa no município de Francisco Beltrão.

O evento de inauguração contou com a importante presença do Governador do Estado do Paraná Carlos Massa Ratinho Júnior, o Secretário de Infraestrutura e Logística Sandro Alex, o Diretor-Geral do DER-PR Fernando Furiati, o Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa do Paraná Ademar Traiano, a Deputada Estadual Leandre Dalponte entre outros deputados estaduais e autoridades regionais.

Aproveitando o momento oportuno da inauguração, o Governador Ratinho anunciou oficialmente a obra da duplicação da PR-180 entre Marmeleiro e Francisco Beltrão. Convidando o Prefeito Paulo Pilati, o Vice Giovani Tolotti, o Prefeito de Francisco Beltrão Cleber Fontana e outras diversas autoridades presentes para assinarem o documento desse lançamento.

O Prefeito Paulo argumentou “foi uma surpresa muito boa. Não sabíamos que duplicação da PR-180 seria anunciada neste momento. Mas sem dúvida um dia muito especial para Marmeleiro que ganhará uma grandiosa obra”. Destacou que a ideia da duplicação surgiu durante a sua gestão, frisando a importância da colaboração dos empresários e as cooperativas de credito do município, que juntos pagaram o projeto para que pudesse ser levado ao DER-PR, assim agilizando o processo. Paulo também agradeceu todo o trabalho do Deputado Traiano e a Deputada Leandre que apoiaram o projeto desde o início e contribuíram para que chegasse ao Governador.

Em seu discurso, o Governador Ratinho Jr, afirmou que o prazo para lançamento do edital de licitação dessa obra será de até 40 dias; E após o início das obras, o prazo para conclusão é de aproximadamente 12 meses. “Esta é uma obra simbólica para os dois municípios, os investimentos na infraestrutura são importantíssimos para o desenvolvimento do Estado e que em breve queremos licitar essa obra e dar início aos trabalhos".

O trecho da duplicação da PR-180 é do final dos canteiros das Avenida Dambros e Piva (próximo a MTA) até próximo a Ponte da Água Branca que faz limite territorial com Francisco Beltrão (próximo ao Trevo do Posto da Polícia Rodoviária Estadual de Fco. Beltrão) totalizando uma extensão de 3.500 metros.

Todo o projeto foi desenvolvido pela empresa contratada “Oeste Engenharia” e paga por meio de uma divisão de custos entre um grupo de empresários do município e cooperativas de crédito regional no valor total de R$ 150.000,00 (Cento e Cinquenta Mil Reais).

A obra da duplicação da PR-180 será histórica para Marmeleiro e região, como destacou o Prefeito Paulo “vai trazer benefícios a todos que trafegam, proporcionando mais segurança e agilidade, impactando diretamente na qualidade de vida de centenas de trabalhadores que transitam diariamente nessa rodovia”.

De acordo com números computados sobre a trafegabilidade de veículos em Marmeleiro no mês de julho de 2022, no pardal próximo a MTA, foram registrados:  379 mil automóveis, 77 mil caminhões, totalizando 456 mil veículos por mês.

A duplicação deverá ser a maior obra já realizada dentro do município, no qual o orçamento estimado para realização é de 33 Milhões de Reais.