Comunicado do Depto de Agricultura

Postado em: 14/08/2023

A Prefeitura Municipal de Marmeleiro através do Departamento de Agricultura e Abastecimento, comunica que já iniciaram os serviços de manutenção de calçamentos e estradas readequadas, num 1° momento, estão sendo executados serviços de limpeza lateral, sargeteamento, construção de caixas de contenção de agua e limpezas de bueiros, substituindo ou construindo novos se necessário.

O objetivo é prevenir a degradação das vias, obter maior economia de recursos futuros, aumentar a vida útil das estradas e trazer maior segurança para os usuários.

São trechos prioritários para o serviço de manutenção:

1. Calçamento do Rio Quibebe a Sanga Seca (em fase finais dos serviços). Extensão: 6 Km
  2. Calçamento da BR-373 (Km 15) a Linha Piva/Gruta. Extensão: 8 km
  3. Calçamento da BR-373 (Km 15) ao Km 18. Extensão: 6 km
  4. Calçamento da serra da Barra Bonita. Extensão: 1,2 Km
  5. Calçamento do São Domingos/Serra a Novo Progresso. Extensão: 0,6 Km
  6. Estrada readequada no Rio Verde (BR-373) a Comunidade de Santa Luzia passando pela Linha Medianeira. Extensão: 10 Km

Pedimos a compreensão e a colaboração dos agricultores por eventuais transtornos causados no trânsito por ocasião da execução destes serviços, mas também pedimos que pensem nos benefícios advindos desses serviços no futuro.

Lembramos aos agricultores que existe uma legislação atualizada sobre faixa de domínio nas estradas rurais (LC 08/2022) que está em vigor. Segundo ela, estradas com eixo de rolamento de 7m a faixa de domínio é de 8,5m cada lateral e nas estradas secundárias com pista de rolamento de 6m a faixa de domínio é de 7m cada lateral.

Agradecemos a compreensão e a parceria dos agricultores do município e reiteramos que o Departamento de Agricultura está sempre à disposição!