Administração Municipal cria Comitê Intersetorial para discutir Segurança nas Escolas

Postado em: 14/04/2023

No intuito de buscar soluções para melhor proteger alunos e profissionais da área de educação do município de possíveis ataques nas escolas, a Administração Municipal por meio do decreto n° 3413 de 14 de abril de 2023, instituiu o Comitê Intersetorial de Segurança nas Unidades Escolares do município, com o objetivo de dar suporte as decisões do poder executivo.

Ainda nesta manhã, sexta-feira, 14 de abril de 2023, aconteceu no Centro de Capacitação de Professores a primeira reunião do Comitê Intersetorial para Segurança nas Escolas.
Na ocasião o Prefeito Paulo Jair Pilati, junto dos Diretores de Departamento de Educação Celso Scolari, de Planejamento Silmara Brambilla e de Assistência Social Marizete Olinquevez, Assessor Jurídico Fernando Carneiro e Procuradora Jurídica Fernanda Trindade, estiveram reunidos com diretores das escolas municipais, estaduais, Escola Oficina, APAE, CMEIs, membros do Conselho Tutelar, empresa de segurança e monitoramento, CONSEG (Conselho de Segurança), Polícia Militar, Polícia Civil e Poder Legislativo. Também estiveram presentes pais de alunos e alguns representantes da sociedade.

A iniciativa da reunião segundo o Diretor do Departamento de Educação foi discutir sobre o que fazer, e como fazer para prevenir atos violentos nas escolas com ações dentro da legalidade. Aos participantes da reunião foi relatado tudo que a Administração Municipal vem realizando. O Prefeito lembrou que no dia seguinte do fato trágico de Blumenau, preocupado com a situação, convocou uma reunião com os diretores de todas as escolas do município, junto com o Sargento da Polícia Militar, que orientou com dicas de como procederem nas devidas situações. Aos participantes da reunião, o Prefeito relatou que esteve dois dias em Curitiba e buscou informações com diversas pessoas, autoridades e outros prefeitos sobre essa situação, porém não havia ações claras até o momento, pois a segurança pública não compete aos municípios, mas sim ao estado. O Prefeito Paulo lembrou também que na tarde de ontem participou da importante reunião organizada pela AMSOP com prefeitos da região para balizar informações sobre as ações de violência nas escolas. Muitas medidas preventivas orientadas já são praticadas aqui como o monitoramento por câmeras de segurança e a patrulha frente aos estabelecimentos escolares.

Sobre o patrulhamento em frente das escolas, os representantes das Polícia Militar disseram que este foi melhorado, mas ressaltaram a geografia do município, que possuiu uma extensa área territorial e o pouco efetivo policial e ainda contam com uma grande demanda existente no município por ser um entroncamento rodoviário. Para essa situação a Administração Municipal irá encaminhar um ofício a Secretária de Segurança Pública do Estado solicitando o aumento do efetivo policial em Marmeleiro. A Diretora do Departamento de Administração, que também é arquiteta, Silmara Brambilla lembrou que o município possuí prédios públicos muito antigos, que trazem vulnerabilidade para a segurança. Também foi enfatizado que nesta semana uma equipe da Administração Municipal esteve vistoriando algumas escolas e creches do município para verificar como pode ser melhorado a segurança das escolas. Foi discutido a ideia de ter uma pessoa terceirizada para fazer a segurança da escola, as vantagens e os problemas que poderiam trazer ao ambiente escolar. A procuradora Jurídica destacou a situação de medo que se agravou devido as fakes news e disse que é possível uma contratação de emergência, “diante de real situação de emergência”. E salientou que são várias frentes de atuação que devem ser adotadas para garantir segurança nas escolas. A Diretora do TOM Rosangela relatou que a situação de medo está ocasionando falta de alunos nas escolas, onde antes a média de presença diária era 95%, hoje a frequência caiu para 78%.

Um dos pedidos a todos é para não levar mais pânico a cabeça das crianças. Questionados sobre o que o município de Marmeleiro estaria fazendo os diretores responderam.
Marmeleiro já tem o sistema de monitoramento por câmeras “em quase 100% das escolas”. Apenas uma escola que está em fase final da instalação. Também já estão sendo estudados a ampliação de muros, portões eletrônicos e botões de emergências. O Diretor do Departamento de Educação falou que está sendo avaliado as vulnerabilidades de cada escola municipal. Toda reunião foi registrada em ata e para finalizar o Prefeito Paulo pediu a todos, união para permanecerem juntos e vigilantes a qualquer tipo de comportamento suspeito ou ameaças.