Reunião sobre a segurança nas instituições de ensino de Marmeleiro

Postado em: 06/04/2023

O fato trágico acontecido na manhã de ontem, dia 05 de abril de 2023, na creche de Blumenau em Santa Catarina, chocou todo o Brasil e provocou uma grande discussão sobre a segurança das crianças em escolas e creches. Em Marmeleiro a comunidade local esteve preocupada com a situação ocorrida, o que levou diversas pessoas a buscarem informações com os diretores dessas instituições de ensino e autoridades do município pedindo mais segurança para crianças e alunos.

Diante desta situação, e buscando melhorar as medidas de segurança, o Prefeito de Marmeleiro Paulo Jair Pilati convocou uma reunião na manhã desta quinta-feira, dia 06 de abril de 2023, que envolveu todas as lideranças das instituições de ensino, dentre eles diretores de escolas municipais, escolas estaduais, escola particular e CMEIs, além de representantes do Conselho Tutelar, do CONSEG (Conselho de Segurança do Município), da ACIMAR, da Polícia Militar, da Câmara de Vereadores por meio do Presidente Cindo e da Administração Municipal de Marmeleiro representada pelo Prefeito e os Diretores dos Departamentos de Educação e Cultura Celso Scolari, de Assistência Social Marizete Olinquevez e da Administração Silmara Brambilla.

Na reunião, o Sargento da Polícia Militar de Marmeleiro, explicou a todos o papel da polícia na prevenção com o patrulhamento no município, e disse que em casos como o acontecimento em Blumenau, a ocorrência é classificada como Atirador Agressor Ativo, quando este busca matar o maior número de pessoas, para isso a polícia adota um protocolo de crise, aonde não existe negociação, e da forma mais rápida possível tentam neutralizar o agressor. Mas para que a situação não chegue a estas circunstâncias, segundo ele, a orientação da polícia é que em casos assim o melhor é fugir, correr, se esconder, só em último caso lutar, e a melhor maneira de proteção é a prevenção, manter portões fechados, câmeras e observar atitudes suspeitas nos arredores das escolas, seja algum individuo ou grupo e rapidamente comunicar a polícia.

O Sargento Apollo também ressaltou o problema com o pequeno número de polícias em Marmeleiro. Um município de entroncamento regional, no qual diariamente passam centenas de pessoas, com extensão territorial de 30km até o Distrito de Alto São Mateus. Para buscar resolver essa situação da falta de efetivo policial, ficou definido que as entidades farão um ofício relatando necessidades com o crescimento populacional e que este, seja encaminhado a Prefeitura e a partir disso a Administração Municipal faça o encaminhamento destes ofícios a Secretária de Segurança Pública do Estado do Paraná. Outra ação será a distribuição de cartilhas com orientações protetivas que serão distribuídas pela Polícia Militar nas próximas semanas.

Na reunião, todos tiveram a oportunidade de falar e relatar sobre os procedimentos de segurança e as vulnerabilidades que estão expostos. Uma importante reflexão foi levantada, sobre qual é o papel dos pais e das famílias no monitoramento desses jovens, sobre seu comportamento e atitudes. Também foram abordadas questões sobre: a possibilidade de cursos para profissionais de educação com noções básicas de primeiros socorros e defesa pessoal. E o questionamento sobre a implantação de portas giratórias de segurança e também a contratação de segurança nas escolas.

O Prefeito Paulo falou sobre a sua preocupação em proteger nossos alunos e crianças para que tenham um ambiente seguro e tranquilo para estudarem com qualidade. E disse: “Sabemos da responsabilidade das Escolas e do Munícipio, porém nos dias de hoje riscos estão em todos lados. Até países mais desenvolvidos como Estados Unidos, também sofrem com atos violentos e não apenas em escolas, mas em outros pontos de aglomeração de pessoas como teatros, metrôs, estádios e outros. Sobre a contratação de uma empresa de segurança não é algo ainda legal, também não é de uma hora para outra, pois precisa abrir um processo de licitação e encontrar empresas especializadas, isso leva tempo”. E finalizou seu discurso: “Estamos todos chocados com o acontecido em Blumenau, mas é momento de nos acalmarmos, levantarmos os principais problemas de cada instituição e na medida do possível tentarmos resolver. Mas acima de tudo vamos continuar unidos e vigilantes para proteger nossos alunos e crianças”.