Reunião do CMDR (Conselho de Desenvolvimento Rural)

Postado em: 17/03/2023

Aconteceu na manhã dessa sexta-feira, 17 de março de 2023, no Centro de Capacitação de Professores segundo piso da Prefeitura Municipal, a reunião do CMDR (Conselho de Desenvolvimento Rural).

O Prefeito de Marmeleiro Paulo Jair Pilati que esteve presente deu boas-vindas aos participantes da reunião e destacou os trabalhos e programas realizados pelo Departamento de Agricultura e o empenho da Administração Municipal para atender as necessidades dos agricultores, finalizou desejando a todos uma boa reunião.

Na sequência os participantes da reunião assistiram a palestra do Fábio Monteiro, Fiscal Agropecuário da ADAPAR, sobre a gripe aviária. Este ressaltou que o Brasil é o segundo maior produtor de frango do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, sendo o estado do Paraná o maior produtor de proteína animal do Brasil. De acordo com Fábio, a região sudoeste tem cerca 3 mil aviários e caso o vírus atinja essas aviários, toda uma cadeia de produção e exportação será bloqueada gerando um grande impacto econômico ao país. Afim de evitar isto, ele alertou os agricultores para ficarem atentos com a doença e que caso aumente a mortalidade das aves a ADAPAR deve ser comunicada urgentemente.

Após essa palestra o Diretor do Departamento de Agricultura e Abastecimento Sidiclei Risso fez uma apresentação dos trabalhos e programas realizados pelo Departamento, esclarecendo dúvidas e ouvindo as necessidades e pedidos dos agricultores presentes.