Atendimento de Segunda à Sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Notícia

CSA – Conselho de Sanidade Animal de Marmeleiro é referência regional

Postado em: 10/06/2022


Na tarde de ontem, quinta-feira 08 de junho o Prefeito de Marmeleiro Paulo Jair Pilati e Vice-Prefeito Giovani Tolotti receberam a chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Denise Adamchuk, a Gerente Regional da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (ADAPAR) Ellis Picinini, Ayrton Fiscal da Defesa Agropecuária e o Gerente Regional do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR) e Ericson Marx. 

Todos foram recebidos na sala de reuniões da Prefeitura, também estiveram presentes o Diretor do Departamento de Agricultura Sidiclei Risso, veterinário do Departamento de Agricultura, Jeferson Scharone Moura, Presidente do CSA de Marmeleiro Charles Dapont e Marcos Paloschi do Instituto EMATER. 

A chefe do Núcleo Regional da SEAB Denise, entregou ao Prefeito Paulo um ofício enviado pelo Secretário de Agricultura do Estado do Paraná Norberto Anacleto Ortigara, que diz que o Paraná conquistou em maio deste ano a certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação, resultado de uma luta de mais de 50 anos do Governo do Estado. E na ocasião anunciou o CSA de Marmeleiro com um dos 04 CSA referência na regional de Francisco Beltrão.

O município de Marmeleiro por estar com CSA em atividade desde início de 2021, somando aos trabalhos apresentados, organização e localização geográfica, foi um dos 04 municípios indicados pela SEAB. Com este reconhecimento o CSA de Marmeleiro sobe de patamar e o seu trabalho servirá de referência para o projeto de defesa agropecuário do Governo do Estado

Os integrantes da SEAB e ADAPAR elogiaram e parabenizaram Marmeleiro e a todos os envolvidos nos trabalhos de sanidade animal no município. De acordo com a SEAB a está região deve possuir 04 CSA Conselho de Sanidade Animal, ativos todos com o objetivo de protegerem seus animais de doenças sem estabelecer barreiras sanitárias injustificadas. 

O Prefeito Paulo agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos neste processo, e destacou o papel consciente dos agricultores do município em defesa da sanidade animal.

O Presidente do CSA de Marmeleiro Charles Dapont elogiou a competência da equipe da Administração Municipal destacou a ousadia do Prefeito Paulo e do Vice foram ousados em montar uma equipe de alta competência técnica focada nos resultados e disse “com que pessoas com isso nosso Município só tende mais a crescer e evoluir” e complementou dizendo que “a prevenção é o melhor caminho para sanidade animal e que os agricultores estão mais conscientes, do comportamento das responsabilidades e deveres”.

De acordo com Denise disse que a ideia é somar esforços e o CSA é educativo, o produtor precisa ter entendimento e ele apontará as ações para os órgãos realizarem as ações necessárias.