Administração Municipal de Marmeleiro realiza Vacinação Antirrábica no Bairro Vila Roma

Postado em: 13/05/2022

A Administração Municipal de Marmeleiro, por meio dos Departamentos de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde, estiveram na tarde de ontem, 12 de maio, realizando a vacinação antirrábica no bairro Vila Roma.

Servidores municipais destes departamentos estiveram colaborando na vacinação de cães e gatos, nos quais 66 animais foram vacinados pelo médico veterinário do Departamento de Agricultura Jeferson Scharone Moura e o Vice Prefeito Giovani Tolotti que também é médico veterinário e esteve contribuindo nesta ação.

De acordo com o Médico Veterinário Jeferson Scharone Moura, a vacina antirrábica ou contra raiva é ainda uma forma de prevenir a enfermidade e manter os animais saudáveis. A raiva é uma zoonose, ou seja, uma doença dos animais que pode ser transmitida aos seres humanos, com alta taxa de mortalidade. Aproximadamente 100% dos casos em humanos levam a óbito.

Ainda o médico veterinário relata que a transmissão da raiva ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou mucosas, por meio de mordedura ou lambedura. A raiva apresenta três ciclos de transmissão:
- urbano: representado principalmente por cães e gatos;
- rural: representado por animais de produção, como bovinos, equinos, suínos, caprinos;
- Silvestre: representado por raposas, guaxinins, primatas e, principalmente, morcegos.

De acordo com o Diretor do Departamento de Agricultura, Sidclei Risso, é importante ressaltar que até o momento não há casos suspeitos ou confirmados de raiva no ciclo rural, segundo dados da Adapar.
De acordo com a Diretora do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marilete Chiarelotto, o ciclo urbano da raiva envolve o contato dos animais de companhia, principalmente cães e gatos com morcegos contaminados com o vírus, mas ressaltamos que não há nenhum caso suspeito ou confirmado de raiva no meio urbano de Marmeleiro.

O Vice Prefeito Giovani Tolotti, ressalta que recentemente foi divulgada a notícia de que três crianças tiveram a morte confirmada por raiva humana na área rural do município de Bertópolis, Estado de Minas Gerais, por mordedura de um morcego. Ressaltamos ainda que se conseguirmos evitar, pelo menos, a morte de uma vida humana pela raiva, já cumprimos a nossa missão de utilizarmos todos os conhecimentos técnicos em prol da saúde humana e não há dinheiro que possa mensurar a perda de uma vida humana. E que o médico veterinário também cuida de gente! Embora muita gente não saiba disso.

O Departamento de Meio Ambiente informa aos moradores do Vila Roma que não estavam em casa no dia da vacinação, que os mesmos, poderão reagendar essa vacinação pessoalmente no Departamento de Meio Ambiente, ou pelo fone 3525 2086.
Ainda a Diretora do Departamento de Meio Ambiente, agradece a 8ª regional de saúde que cedeu as doses para imunização pré-exposição da equipe de vacinadores. Também agradecemos ao Vereador Landerson Biancatto que destinou sua emenda impositiva nº 21, sob o projeto de Lei nº 033/2020 e a todos os vereadores que colaboraram para a aprovação dessa emenda.