Inaugurado o Poço Artesiano na Comunidade do São Pedro

Postado em: 29/04/2022

Na tarde de sexta-feira dia 29 de abril, o Prefeito Paulo Pilati acompanhado do Deputado Ademar Traiano e do Assessor do Diretor Comercial da Sanepar Roboão Senegaglia, juntos estiveram inaugurando o poço artesiano na Comunidade São Pedro na propriedade de Derli Tavares.

Além das autoridades citadas, estiveram presentes: Presidente da Comunidade São Pedro Elpídio Tavares de Andrade, o proprietário, local onde está situado poço artesiano Senhor Derli Tavares de Andrade, o Engenheiro Agrônomo e Chefe da Divisão De Fomento Agrícola Douglas Bressiani, vereadores: Cindo, Alécio Bottega, Vera Dapont e Claúdia Baggio; diretores de departamentos: Vandré Signori, Silmara Brambilla, Celso Scolari e Marizete Olinquevez, o Assessor Jurídico Fernando Carneiro e os moradores da comunidade.

O poço artesiano do São Pedro irá atender 45 famílias com água potável. Uma obra aguardada por mais de 10 anos pelos moradores da comunidade, que foi concluída em uma parceria da Administração Municipal de Marmeleiro, Sanepar e Governo do Estado por meio do Instituto das Águas.

O custo para o funcionamento do poço foi de R$ 244.292,97, sendo um montante de R$ 120.520,97 custeados pela Sanepar, mais um valor estimado mão de obra de R$ 123.772,00 por parte da Prefeitura. E que ainda contou com o serviço de perfuração realizado pelo Governo do Estado.

O dono propriedade Derli Tavares de Andrade onde foi instalado o poço comentou: “Espera de longos anos acabou, mas agora estão contentes com obra e a nossa água”. O presidente da Comunidade Elpídio agradeceu o Prefeito, vereadores e o Deputado, e disse “foi uma luta que vem de anos, e estamos felizes por estar brindando com essa água”.

O vereador Cindo falou em nome da Câmara agradeceu o Prefeito ao Deputado e salientou o papel da câmara em aprovar os projetos de interesse da população.

O engenheiro agrônomo Douglas disse que “o poço contribuirá no abastecimento de água potável as famílias da comunidade, como também na qualidade de vida, onde políticas de saneamento básico impactam diretamente na saúde pública”.

O Assessor do Diretor Comercial da Sanepar Roboão comentou sobre a parceria do município com governo de estado e Sanepar para realização dessa obra. Destacou o papel da comunidade que fizeram associação da água, com eleição de diretoria conselho fiscal, aprovaram estatuto e regimento interno e farão a gestão do funcionamento do poço. Falou que há inúmeros pedidos de poços em todo Paraná, mas devidos aos esforços essa comunidade foi contemplada e que em breve haverá um técnico da Sanepar para treinar os moradores da comunidade a colocar o cloro na água.

O Prefeito Paulo agradeceu a todos os envolvidos, lembrou da grande crise hídrica que atingiu a região, enalteceu a qualidade da água fornecida pela Sanepar, destacou a parceria Sanepar e os esforços da Administração para levar água potável para 100% do município. O Prefeito lembrou da conversa com o técnico da Sanepar que disse que um estudo da ONU apontou que a cada um dólar investido em saneamento e água potável, são 4 dólares economizados em gastos com saúde.  E concluiu dizendo onde tem água potável tem saúde.

O Deputado Traiano em seu discurso elogiou a Sanepar e afirmo que “é a maior empresa de saneamento do Brasil”. Disse “Essa obra tem um cunho social de um apelo muito forte. Ter a água tratada na torneira de casa é cuidar da saúde das pessoas”. E lamentou o grande período que os moradores do São Pedro ficaram sem água, justificando que a contaminação pela água compromete a vida das pessoas. “Agora essas 45 famílias viverão um outro momento com água tratada”. E afirmou “os investimentos não irão parar aqui e destacou a solicitação do Prefeito para mais 09 poços artesianos em Marmeleiro. E que a comunidade valorize isso e compreenda que essas conquistas vêm por meio de forças políticas, esforços da Administração Municipal, Câmara e o trabalho do Deputado e a importância de mantermos unidos para trazermos mais recursos”.

De acordo com o Diretor do Departamento de Agricultura Sidiclei Risso que não esteve presente neste evento, mas por mensagem afirmou “esse é o primeiro poço de uma meta de 16 poços, para cobrir todo município com água potável”.

Inaugurado o Poço Artesiano na Comunidade do São Pedro