Prefeito Paulo Visita Obras no Interior

Postado em: 05/03/2022

Na tarde de quinta-feira 03 de março, o Prefeito de Marmeleiro Paulo Jair Pilati acompanhado do Diretor de Departamento de Agricultura e Abastecimento Sidiclei Risso e do Engenheiro Agrônomo Douglas Bressiani estiveram visitando obras no interior do município.

Na rota dessa visita estiveram: o calçamento da serra do Novo Progresso, a obra do Posto de Saúde do Novo Progresso que está em fase inicial e os poços artesianos do Novo Progresso e São Pedro.

• Calçamento da serra do Novo Progresso

A obra da estrada do calçamento da serra do Novo Progresso, que tinha um projeto inicial de 5 metros de largura, pensando em melhorar a passagem de veículos e evitar acidentes, a Administração Municipal, fez um aditivo para ampliar a largura da estrada em 01 metro, passando de 05m para 06m.

Essa obra era para ter sido finalizada ainda no final de 2021, mas com o aditivo, o prazo de conclusão foi estendido por mais 4 meses, que de acordo com o contrato a empresa responsável tem até 18 de março para concluir.

O Prefeito Paulo visitou o local para ver de perto a situação e disse estará atento ao prazo, para que a empresa responsável pelo trabalho cumpra o contrato. Caso o calçamento da serra do Novo Progresso não seja concluído, um novo processo de licitação será aberto para a contratação de uma nova empresa.

*  Poços Artesianos

De acordo com Sidiclei Diretor do Departamento de Agricultura “a crise hídrica dos últimos três anos, afetou muito o lençol freático e com isso o poço artesiano da comunidade do Novo Progresso teve baixa no nível de água e logo acabou secando. Buscando solucionar o problema um estudo foi realizado por uma equipe técnica, a qual concluiu que seria mais viável economicamente a realização de um aprofundamento desse poço do que a perfuração e construção de um novo. Portanto, essa obra para o aprofundamento desse poço de já está em processo de licitação”.

Segundo o Prefeito Paulo “a reativação desse poço artesiano do Novo Progresso é prioridade e será pago com recursos próprios do município, pois ele abastece toda a comunidade, incluindo a Escola e Posto de Saúde.  Ao todo, essa obra deve beneficiar em torno de 500 pessoas que serão atendidas diretamente e poderão utilizar as águas desse poço”.

Outro poço artesiano visitado foi na comunidade do São Pedro, que teve sua obra iniciada a mais 10 anos, mas concluídas somente agora através de uma parceria entre Administração Municipal e SANEPAR. Esse poço artesiano finalmente foi colocado em funcionamento na sexta-feira, 04 de março de 2022 e irá atender 40 famílias, nas comunidades do São Pedro e São Domingos.

Sobre as ações para o enfrentamento da crise hídrica no interior a Administração Municipal por meio dos departamentos, contam com 4 ações para socorro hídrico: proteção de fontes e nascentes, bebedouro de animais, caminhão pipa e poços artesianos.

**O Departamento de Agricultura e Abastecimento que coordena o Programa de Poços Artesianos, já realizou o pedido de 11 novos poços e na sexta-feira, 04 de março, a SEDEST Secretária Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo liberou para Marmeleiro 08 poços artesianos no valor de R$ 300 mil cada, com a contra partida do município de R$ 25 mil por poço, somando os 08 poços, será uma contra partida de R$ 200 mil. O local de instalação desses poços será decidido junto à comunidade local para proporcionar o melhor atendimento as famílias.

visitas no Novo Progresso e São Pedro