Chuva e Vento fazem estragos em Marmeleiro

Postado em: 29/11/2021

A Chuva forte que atingiu Marmeleiro no final da tarde de domingo dia 28 de novembro, provocou estragos no município.

O vendaval quebrou galhos, virou lixeiras, derrubou placas, arrancou árvores e destelhou algumas casas.

Na região central muitos estragos foram registrados: na praça 4 árvores foram arrancadas e um poste foi quebrado;

o outdoor de frente da prefeitura ficou distorcido com a força do vento;

o relógio novo que marca o tempo e a temperatura, situado no canteiro próximo a Prefeitura foi arrancado;

Na avenida os containers que armazenam o lixo foram virados;

Na ponte “grande” galhos de árvores caíram, atingindo a lateral da ponte quebrando o muro de proteção.

Também foram arrancadas árvores próximo a caixa econômica e no parque de caminhada meu campinho e Saamar próximo a ponte.

Na rua Armândio Gehlen uma árvore caiu quebrando um poste e estourando a fiação elétrica. Foram registrados danos com o vendaval no Colégio Estadual de Marmeleiro e Postos de Saúde. Na Água Branca o Pavilhão da comunidade foi danificado.

Assim que o temporal passou equipes da Administração foram a campo fazer registros e contabilizar os estragos, imediatamente uma equipe do Departamento de Meio Ambiente e Urbanismo foram acionadas para fazer a sinalização e remoção dos estragos, retirando galhos que caíram sobre a pista.

O Prefeito Paulo Pilati e a Primeira Dama Rita estiveram acompanhando e ajudando nos trabalhos.

Cabos de energia que abastassem o município foram rompidos e o fornecimento de energia foi interrompido das 18h e retornou próximo das 00:30 de hoje, 29 de novembro.

Algumas casas tiveram o telhado descoberto em pequenas proporções. O departamento de Assistência Social ainda está levando o número famílias atingidas e fazendo a distribuição de lonas.

Na manhã dessa segunda-feira funcionários municipais de três equipes foram acionados, Meio Ambiente, Urbanismo e Viação e Obras para limpar os estragos. Estiveram na praça central fazendo a remoção das arvores caídas, utilizando motosserra ajuda de carregadeira e caçambas.

De acordo com a Defesa Civil do município, pela gravidade da ventania felizmente não tivemos registro de pessoas feridas com os estragos.

Lembrando que a poucas semanas atrás o Departamento de Meio Ambiente esteve fazendo a retirada de algumas árvores que apresentavam risco de queda. Agora com vendaval serão retiradas árvores que foram quebradas ou apresentam riscos de cair.

* Segundo o Departamento de Assistência Social até o momento 13 residências foram atendidas com doação de lona.