Descarte incorreto de resíduos de construção nas lixeiras públicas

Postado em: 30/09/2021

No início da manhã de hoje (30/09/2021), os funcionários responsáveis pela coleta do resíduo não reciclável encontraram, na Avenida Dambros e Piva, resíduos de construção civil descartados dentro das lixeiras públicas da coleta convencional.

O Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos é responsável pelo gerenciamento dos resíduos sólidos municipais (orgânicos, recicláveis, entulhos e resíduos diferenciados, como eletroeletrônicos, pilhas e baterias, lâmpadas e medicamentos), realizando os serviços de coleta e destinação adequada dos mesmos. A população em geral, por sua vez, possui como dever realizar a separação de tais resíduos, bem como acondicioná-los em local adequado e identificado para cada um.

A coleta de entulhos ocorre a cada 60 dias com cronogramas pré-definidos e divulgados nas redes sociais da Prefeitura Municipal. Os resíduos orgânicos e recicláveis são coletados semanalmente, conforme cronogramas disponibilizados. Dessa forma, não há justificativa para o descarte incorreto desses materiais.

Para que os serviços realizados ocorram com harmonia e qualidade é necessário que ocorra a colaboração da população, especialmente no que diz respeito a separação correta dos resíduos.