Adesivos do Disque Denúncia serão distribuídos aos Alunos

Postado em: 31/08/2021

No início da manhã de terça-feira, 31 de agosto, o Prefeito Paulo Jair Pilati recebeu em seu gabinete, o Diretor do Departamento de Educação e Cultura Celso Pedro Scolari e o professor, vereador (PP) e Presidente da Câmara de Vereadores Vanderlei Antonio Gallina, que juntos vieram apresentar o adesivo do disque denúncia que será distribuído nas escolas nos próximos dias.

O adesivo tem como objetivo principal disseminar as informações sobre o funcionamento das denúncias através do disque 100, que é um número gratuito, de fácil memorização e funciona 24 horas.

A iniciativa para a produção do adesivo foi um por meio um projeto de Lei elaborador pelo vereador Vanderlei Gallina, que em parceria com o Departamento de Educação e Cultura farão a distribuição dos adesivos nas escolas como uma ação de combate e prevenção.

De acordo com os dados levantados pelo vereador (PP) Gallina desde janeiro de 2020 a Maio de 2021, Marmeleiro registrou um total de 15 casos de denúncia de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Lembrando que o dia de 18 de maio foi a data escolhida como forma de conscientização sobre esse tema que vem ganhando espaço nos últimos anos, mas ainda é preciso maior atenção para proteger as crianças e os adolescentes de casos de violência e abuso sexual, que na maioria das vezes essas ações são cometidas por familiares e pessoas próximas.

Quando a criança ou adolescente sofre de alguma forma de violência, tal situação deixa graves marcas na saúde mental de suas vítimas, desenvolvendo transtornos psicológicos.

Sabendo disso, ressaltamos a importância de quando houver alguma suspeita que seja feito a denúncia através do disque 100, a ligação é gratuita e segura.