Atendimento de Segunda à Sexta-feira, das 07h30min às 11h30min e das 13h às 17h

Notícia

Ação ambiental realiza proteção de fontes

Postado em: 24/08/2021


Na última terça-feira, 24 de agosto, a Administração Municipal através do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos em parceria com os Departamentos de Agricultura e Viação e Obras realizou no município a proteção de duas fontes de água em uma propriedade na comunidade da Linha São Jorge, visando melhorar a qualidade da mesma, afinal, esta é consumida em grande volume pelas propriedades rurais. 

O município de Marmeleiro possui centenas de propriedades rurais em sua extensão territorial, na grande maioria ocorre o afloramento de nascentes de água, as quais são utilizadas para suprir as necessidades da produção agrícola e de consumo humano. Sabendo disso, iniciou um trabalho de proteção dessas fontes, utilizando o método solo-cimento, proporcionando a proteção no local de afloramento da nascente para que não ocorra a obstrução por matérias orgânicos ou solo, gerando as melhores condições de qualidade, principalmente em épocas de estiagem onde o volume de água reduz drasticamente. 
Na atual gestão já foram protegidas várias fontes de água e para as próximas semanas o Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos já tem programado a proteção de seis fontes nas comunidades da Barra Bonita e Anjo da Guarda. Destacamos ainda que, para quem tiver interesse em realizar a proteção de uma fonte localizada em sua propriedade, pode estar entrando em contato com o Departamento responsável para que possam realizar as orientações necessárias.