Campanha do Dia 18 de Maio

Postado em: 18/05/2021

O Departamento Municipal de Assistência Social, em parceria com o CRAS Centro de Referência da Assistência Social, iniciou a campanha do dia 18 de maio – Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Neste ano, devido à pandemia pela Covid-19, a campanha será realizada de forma remota, com ações realizadas por toda Rede de Proteção à Criança e Adolescente do Município. Todos estão se mobilizando para que o maior número de pessoas recebam essas informações tão importantes.

A equipe do CRAS organizou um kit individual para todas as crianças e adolescentes prioritários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Nesse material foi disponibilizado umencarte do livro “Pipo e Fifi”, atividade referente ao tema do dia 18 de maio com devolutiva para a equipe do CRAS, doces, lanche e alimentos para as famílias. Para que toda sociedade tenha acesso a essa campanha, foi colocado um outdoor em frente à Prefeitura Municipal e uma faixa em frente ao CRAS.

Essa data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Seguimos na luta pelos direitos de crianças e adolescentes e nós estamos dispostos a continuar nos mobilizando. Esperamos que você também esteja!

O abuso sexual com crianças e adolescentes é real e precisa ser denunciado. Por meio do disque 100, as denúncias poderão ser anônimas ou, quando solicitado pelo denunciante, é garantido o sigilo da fonte das informações.

Faça sua parte, faça bonito!