Lixo jogado próximo às margens do Rio Angico
Postado em: 12/12/2014
Na tarde do dia 11 de Dezembro de 2014, o Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos recebeu denúncia de moradores, relatando a existência de lixo jogado próximo às margens do Rio Angico na Linha Pocinho, interior de Marmeleiro.
Após registrar a denúncia a equipe do departamento foi até o local averiguar a situação, constatando todas as informações repassadas.
Através de uma análise técnica comprovou-se que o descarte inadequado de resíduos sólidos domiciliares e industriais.
O Rio Angico deságua no Rio Marmeleiro, qual fornece o abastecimento de água a toda cidade.
Os responsáveis pelo dano ambiental no Rio Angico foram identificados e intimados a limpar a área poluída. Ainda terão que apresentar o contrato de destinação correta tendo que comparecer na segunda feira, na Polícia Ambiental para receber a punição pelo crime.
Segundo a lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 que Institui A Política Nacional de Resíduos Sólidos, capitulo VI, Art. 47. São proibidas as seguintes formas de destinação ou disposição final de resíduos sólidos ou rejeitos:
I - lançamento em praias, no mar ou em quaisquer corpos hídricos;
II - lançamento in natura a céu aberto, excetuados os resíduos de mineração;
III - queima a céu aberto ou em recipientes, instalações e equipamentos não licenciados para essa finalidade;
IV - outras formas vedadas pelo poder público.
A responsável pela gestão de resíduos Marilete Chiarelotto, alerta toda a população para a destinação correta de resíduos, sejam eles de origem, doméstica ou industrial e pede a todos os munícipes que continuem informando o departamento sobre possíveis danos causados ao ambiente no município.